Entrar
Últimos assuntos
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Quem está conectado?
Há 3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 13 em Qui Jun 27, 2013 1:40 am
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
2 participantes
Página 1 de 1
[Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Bom primeiro tópico no fórum será o meu .
Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.
Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo!
1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
Deixe tudo como está,clique em ok.
5º : Marque os objetos objeto1,objeto2 eparede como solido.
6º : Crie uma room,coloque os três objetos na room(1º e 2º um longe do outro,o outro objeto será a parede,então coloque ele como se fosse uma parede)
7º : Selecione view,você verá a caixa Enable the use of views e visible when room starts,marque-as como mostra a seguir:
8º :Agora é só pegar as coordenada Width da room e dividir por 2,como mostra na figura:
640/2=320
9º : Faça como a imagem a seguir:
Explicação :No quadrado view in room coloque no valor W o número 320
No quadrado port on screen coloque no valor W o número 320
No quadrado object following selecione o primeiro objeto que foi criado:objeto1
Coloque no Hbor o valor 160 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Coloque no Vbor o valor 240 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Ambos seram a metade dos valores W e H.
10º: Agora clique em view 1 e coloque os valores da imagem a seguir:
Explicação:No quadrado view in room só mudará o valor do X,coloque 321(321 é onde a nova visão será criada,a primeira visão foi criada no 0 e finalizada no 320)
No quadrado port on screen foi feito a mesma coisa,o valor do X foi mudado para 321.
No quadrado object following foi selecionado o objeto2(jogador 2).
Feito isso tudo salve e teste.
jogador 1 : movimenta com W,A,S e D
jogador 2 : movimenta com setas.
Qualquer erro,palavra errada ou explicação que você não entendeu é só postar.
Nota: A
Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.
Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo!
1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
- Código:
//objeto1
//subir
if keyboard_check(ord("W")){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(ord("A")){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(ord("D")){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(ord("S")){
y+=5}
- Código:
//objeto2
//subir
if keyboard_check(vk_up){
y-=5
}
//virar para a esquerda
if keyboard_check(vk_left){
x-=5
}
//virar para a direita
if keyboard_check(vk_right){
x+=5
}
//descer
if keyboard_check(vk_down){
y+=5
}
Deixe tudo como está,clique em ok.
5º : Marque os objetos objeto1,objeto2 eparede como solido.
6º : Crie uma room,coloque os três objetos na room(1º e 2º um longe do outro,o outro objeto será a parede,então coloque ele como se fosse uma parede)
7º : Selecione view,você verá a caixa Enable the use of views e visible when room starts,marque-as como mostra a seguir:
8º :Agora é só pegar as coordenada Width da room e dividir por 2,como mostra na figura:
640/2=320
9º : Faça como a imagem a seguir:
Explicação :No quadrado view in room coloque no valor W o número 320
No quadrado port on screen coloque no valor W o número 320
No quadrado object following selecione o primeiro objeto que foi criado:objeto1
Coloque no Hbor o valor 160 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Coloque no Vbor o valor 240 //esqueci de colocar na imagem,ele serve para posicionar o objeto no meio da room.
Ambos seram a metade dos valores W e H.
10º: Agora clique em view 1 e coloque os valores da imagem a seguir:
Explicação:No quadrado view in room só mudará o valor do X,coloque 321(321 é onde a nova visão será criada,a primeira visão foi criada no 0 e finalizada no 320)
No quadrado port on screen foi feito a mesma coisa,o valor do X foi mudado para 321.
No quadrado object following foi selecionado o objeto2(jogador 2).
Feito isso tudo salve e teste.
jogador 1 : movimenta com W,A,S e D
jogador 2 : movimenta com setas.
Qualquer erro,palavra errada ou explicação que você não entendeu é só postar.
Nota: A
Pit Bull- 2º Melhor Usuário do Mês
- Barra de warning :
Mensagens : 8
§R$ : 12
Data de inscrição : 01/07/2011
Re: [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Nossa, muito bom esse tutorial! Bem explicado e deu resultados!
Nota: A
Dinheiro ganho: §R$ 10,00
Nota: A
Dinheiro ganho: §R$ 10,00
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb Ago 13, 2011 12:58 pm por Império Game Maker
» Como fazer um Media Player simples
Seg Jul 25, 2011 2:44 pm por Império Game Maker
» Loja Game Maker
Qua Jul 06, 2011 11:04 am por Império Game Maker
» [Engine]Blue Player
Seg Jul 04, 2011 2:51 pm por Império Game Maker
» [Tutorial]Fazendo a tela ficar separada para jogar 2 pessoas
Sáb Jul 02, 2011 9:13 pm por Império Game Maker
» g@non-roteirista
Sáb Jul 02, 2011 4:46 pm por Império Game Maker
» War of Asians Trilogia
Sáb Jul 02, 2011 3:56 pm por Império Game Maker
» Olá eu sou Willam
Sex Jul 01, 2011 7:55 pm por Império Game Maker
» G.M. Media Player
Sex Jul 01, 2011 6:47 pm por Império Game Maker